Está chegando a hora do Nosso Festival! Ensaios a todo vapor!!!!



Está chegando a hora do Nosso Festival! Ensaios a todo vapor!!!!

Anualmente o Estúdio Terpsícore realiza aos finais de ano seu Festival anual, e em 2017,  apresentará o ballet de repertório La Fille Mal Gardee. 

"La Fille Mal Gardée – que pode ser tra­du­zido como “a filha mal cri­ada” — é o bal­let mais velho no reper­tó­rio atual dan­çado nos tea­tros. Originalmente ele foi con­ce­bido e core­o­gra­fado por Jean Dauberval, um impor­tante coreó­grafo do século XVIII.
Aluno de Noverre, os per­so­na­gens dos bal­lets de Dauberval não eram deu­ses ou heróis, mas sim, repre­sen­tan­tes das clas­ses mais sim­ples da soci­e­dade. Com suas fra­que­zas e vícios, con­di­ções de vida pre­cá­rias, sem inte­res­ses glo­bais e aspi­ra­ções, que caíam fre­quen­te­mente em situ­a­ções cômi­cas, os per­so­na­gens con­se­guiam sair delas, não atra­vés de for­ças supe­ri­o­res ou com a ajuda de gran­des heróis, mas atra­vés da sua pró­pria cri­a­ti­vi­dade, ale­gria, inte­li­gên­cia e astúcia.
Talvez nenhum outro bal­let da his­tó­ria tenha pas­sado por tan­tas mudan­ças desde a sua pri­meira estreia, em 1º de Julho de 1789. São vários títu­los e músi­cas até che­gar­mos às duas ver­sões que mais conhe­ce­mos hoje; a de Alexander Gorsky e a de Sir Frederick Ashton .
Conta a his­tó­ria que a ins­pi­ra­ção para o enredo veio de uma gra­vura que Dauberval viu em uma loja de Bordeaux. A gra­vura repro­du­zia a pin­tura do artista Pierre-Antoine Baudouin: Le reprimande/Une jeune fille que­rel­lée par sa mère (A repri­menda / Uma jovem bri­gou com sua mãe). A pin­tura mos­tra uma jovem cho­rando, com as rou­pas desa­li­nha­das, sendo repre­en­dida por uma mulher mais velha (pro­va­vel­mente sua mãe) em um celeiro de feno, enquanto seu amante pode ser visto no fundo subindo as escadas.

Le Reprimande de Pierre Antoine Baudouin.
Le bal­let de la Paille”, como foi cha­mado ori­gi­nal­mente, conta a his­tó­ria de Lison (hoje Lise) e Colin (Colas atu­al­mente) e as suas peri­pé­cias para con­ven­cer a mãe de Lison, a viúva Ragotte (hoje – viúva Simone), a acei­tar o romance dos dois." Fonte: http://lojaanabotafogo.com.br/la-fille-mal-gardee/


Venha prestigiar nossos bailarinos e bailarinas nessa divertida montagem!

Dia: 26/11 (domingo)
Horário: 18:00h 
Local: Teatro José de Alencar

Comentários

Postagens mais visitadas